Pular para o conteúdo principal

Forças Intermoleculares

O que mantém as moléculas unidas no estado líquido ou sólido, são as chamadas forças intermoleculares. São as atrações entre as moléculas. Elas podem ser de três tipos:

  • Dipolo-Dipolo ou Dipolo Permanente:
É a força que mantém uma ligação entre uma molécula polar e outra também polar. Uma molécula polar é aquela onde os átomos que estão se ligando possuem diferenças de eletronegatividade. Como por exemplo, a molécula de HCl é polar, a parte positiva está no Hidrogênio, pois seu elétron está sendo muito atraído pelo Cloro, que é um átomo eletronegativo; já a sua parte negativa está no Cloro, pois ele atrai o elétron do Hidrogênio com mais intensidade.
Quando outra molécula de HCl se aproxima dessa molécula, a parte positiva é atraída pela parte negativa, e a negativa é atraída pela parte positiva. Cria-se, então, essa força de atração entre as duas moléculas polares, que é a força dipolo permanente-dipolo permanente.


  • Dipolo Induzido:
É a que atraí moléculas apolares (com variação nula de eletronegatividade). Uma molécula apolar possuí uma nuvem de elétrons em movimento, já que os átomos estão ligados e os elétrons pertencem aos átomos que estão ligados. Há certos momentos em que essa nuvem está mais deslocada pra um lado extremo da molécula. Cria-se um dipolo momentâneo, ou instantâneo. A parte que está momentaneamente negativa atrai a parte positiva de outra molécula, ou seja, induz a polarização de outra molécula, por isso chamamos de dipolo induzido/Forças de London. Essa força de atração é muito fraca, porque essa polarização é momentânea.


  • Pontes de Hidrogênio:
Quando o Hidrogênio encontra-se ligado ao Flúor, Oxigênio ou Nitrogênio (átomos pequenos mas com eletronegatividade alta), acontece uma grande polarização, onde o Hidrogênio será o polo positivo, e algum desses três elementos será o polo negativo. Quando outra molécula vizinha se aproxima, os polos vão se atrair fortemente, fazendo a famosa ligação de Hidrogênio, que é a mais forte das interação intermoleculares. 

https://cursoenemgratuito.com.br/wp-content/uploads/2019/05/aula-de-for%C3%A7as-intermoleculares-1.jpg

Bom, obrigada pela atenção! Volte sempre!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ligação Metálica

A ligação metálica, como o próprio nome já diz, ocorre entre os metais, ou seja, elementos eletropositivos. O fato deles serem eletropositivos nos diz que os átomos de ligação não têm afinidade por elétrons, eles não querem ganhar elétrons, eles buscam perder. Com isso, é formado o que chamamos de mar de elétrons. Na ligação metálica, nenhum elemento quer ganhar, então eles fazem com que os elétrons fiquem livres, não pertencendo a nenhum dos átomos. Um mar onde o elétrons estão mergulhados. Esse fato explica a condutibilidade elétric a da maioria dos metais.  http://blog.maxieduca.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Liga%C3%A7%C3%A3o-Met%C3%A1lica.png AS LIGAS METÁLICAS: São misturas de dois ou mais elementos, sendo que a totalidade (ou a maior parte), é composta por metais. Bronze:  Cobre e estanho; Ouro 18K: Ouro, prata, cobre, etc... Latão: Cobre e Zinco; Aço: Liga de ferro com pequena quantidade de carbono. Lembrando que, mais metais podem ser acrescentados nas ...

Ligação Iônica

Os átomos de cada elemento possuem uma tendência natural de se ligarem, com o objetivo de alcançarem a tão sonhada estabilidade, ou seja, os átomos buscam completar o octeto. Eles se ligam por meio das ligações, que se dividem em três: Ligação Iônica, Covalente e Metálica. Hoje falaremos sobre a Ligação Iônica, mas antes, precisamos relembrar o que é a famosa regra do octeto e porque os átomos querem se encaixar nessa regra. O modelo do octeto foi elaborado com o estudo dos gases nobres, já que eles são os únicos elementos da tabela periódica que não têm tendências a se ligarem para que fiquem estáveis, pois eles já são. Todos os gases nobres possuem oito elétrons na camada de valência (última camada), com exceção do Hélio, que estabiliza-se com dois elétrons em sua única camada. Já que entendemos essa introdução, partiremos para a ligação iônica, que é muito simples: Esse tipo de ligação ocorre entre um elemento eletronegativo e outro eletropositivo (com grande diferença de eletr...

O que é a Química? O que são as transformações químicas e físicas?

Olá, querido visitante!  Hoje vamos falar um pouco sobre o que é a Química e o que são as transformações químicas e físicas, que sempre estão presentes no nosso cotidiano. Então, a química é a ciência que estuda a matéria, sua estrutura, composição, e as transformações que a envolvem. Mas o que são essas transformações e porque elas envolvem a Química? Fácil. Essas transformações, que se dão por meio de reações químicas, são chamadas assim porque modificam a composição da matéria. Uma famosa frase muito citada na Química é: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".  Essa frase é atribuída a Lavoisier , e ela tem tudo a ver com as transformações químicas. A matéria era uma antes, com certas características, propriedades, forma, composição, e após a reação química, passa a apresentar-se de outra forma.  Exemplos de transformações químicas: Ferrugem, fotossíntese, respiração, o azedar do leite, etc.  E as transformações físicas? São aquel...